18:49

Vibradores elétricos e gasolina


Manutenção de equipamentos industriais para pisos cimentícios

N

a categoria vibradores de concreto temos duas categorias distintas onde pode-se constatar diferentes aplicações, são elas:

*Vibradores de concreto elétricos
*Vibradores de concreto à gasolina

Na primeira categoria aplica-se em construções com uma certa infra-estrutura tendo em vista logicamente o uso de energia elétrica.Na maioria dos casos não é muito comum o uso devido ao incomodo de ter que arrastar extensões de um lado para o outro da obra, mas muito útil levando-se em conta que apenas uma pessoa consegue transportar o equipamento.

Comparado com os vibradores elétricos, os vibradores à gasolina tendem a ser uma melhor opção por ter acesso ilimitado, sem estar preso a um cabo de extensão. O incomodo causado por um vibrador a gasolina é em relação ao peso e de geralmente necessitar de duas pessoas para transporta-lo e opera-lo.

No que diz respeito a manutenção o que mais nos interessa é o vibrador à gasolina. Normalmente provido de um motor 4 tempos em média de 5 Hp, assim como máquinas de corte necessita de uma atenção especial quanto a regularidade da verificação periódica do nível de óleo tendo em vista que o motor gira em até 3600 RPM ( normalmente limita-se o giro máximo em 3000 RPM para salvaguardar a vida útil do motor) e tracionando apenas o mangote de vibração, veja abaixo alguns cuidados para com o maquinário.

1.Verifique o nível do óleo antes de ligar e a cada 4 horas de funcionamento, e completar se for preciso.
2.Trocar o óleo a cada 25 horas de funcionamento. Para isso, drenar o Carter, encher novamente com óleo SAE-30 até o estreitamento do orifício (a capacidade do Carter é de 0,6 lts).
3.Verificar o nível de óleo do filtro de ar e trocá-lo a cada 25 horas de trabalho. Utilizar o mesmo tipo de Carter.
4.Não abasteça o tanque de gasolina com o motor funcionando.
5.Abasteça o reservatório com gasolina limpa e de boa qualidade (não adicione aditivos ou óleo). A capacidade do tanque é de 02 (dois) litros.
6.Não derrame gasolina, pode causar explosão.
7.Engate o mangote somente com o motor parado.
8.Utilize a "borboleta" para prender o mangote. Não use arame ou outro material.
9.Não de pancadas ou deixe cair o motor.
10.Para ligar o motor:
A. Veja se a mola de parada não está encostada na vela,
B. Abra a torneira do tanque,
C. Mova a alavanca do acelerador para a esquerda,
D. enrole a corda de partida na polia,
E. gire a polia com a mão até sentir a compressão do motor,
F. puxe a corda com impulso rápido do braço,
G. acione a alavanca do afogador para a direita.
11. Para parar o motor:
A.empurre com o dedo a mola de parada até encostá-la na vela,
B.feche a torneira do tanque.
C.Mantenha sempre limpo o motor, pois é refrigeração a ar.
D.Não deixe o motor "mergulhar " no concreto.

Siga estas dicas e em caso de dúvidas contate a MBS Manutenção Industrial.

0 comentários: